Ações

Projetos, oficinas, gincanas, caminhadas ecológicas, palestras, imagens, documentários...

Gincana Ecológica na Semana do Meio Ambiente 2014

Posted at 2 de junho de 2014 | By : | Categories : Ações | 0 Comment

A Semana do Meio Ambiente em junho é uma data simbólica e de reflexão sobre a relação homem x natureza. O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, começou a ser comemorado em 1972 com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

O QUE PREPARAMOS PARA ESSA SEMANA?

O IRIS em parceria com a Secretaria de Educação de Resende Costa desenvolveu uma gincana ambiental para alunos do ensino fundamental e médio da Escola Paula Assis. O objetivo da gincana é aproximar alunos e professores da temática ambiental e enfatizar a importância de nossas ações no meio ambiente. Várias provas foram elaboradas e a competição, que dará uma viagem aos ganhadores para INHOTIM, foi acirrada.

Prova1.  Arrecadação de garrafas PET
Prova2. Arrecadação de latas de alumínio (refrigerante e cerveja)
Prova3. Arrecadação de óleo de cozinha USADO armazenado em garrafas PET
Prova4. Nome da equipe, torcida e slogan mais criativo
Prova5. Redação ou poema com tema ambiental
Prova6.
Fotografias ambientais
Prova 7. Vídeo ambiental
Prova8. Recolhimento de pilhas e baterias
Prova9. Organização de um projeto sustentável: Cada equipe apresentou uma ideia prática, de fácil elaboração, de possível realização e condizente com a realidade de Resende Costa. Entre vários assuntos, temas como o lixo, a água, sustentabilidade, conservação de paisagens e turismo rural foram abordados pelos alunos. A proposta desta prova é pensar formas criativas e adaptáveis à realidade e que possam contribuir com a nossa qualidade de vida. Os projetos sugeridos pelos alunos estão sendo analisados pelo IRIS e, provavelmente, servirão de ponto inicial para implantação no município.

O encerramento da gincana aconteceu no dia 06 de junho, na Escola Paula Assis. Um dia animado, alunos e professores realizaram uma competição sadia, na qual o maior vencedor foi o nosso planeta. Músicas, palestras e filmes do projeto Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente, fizeram parte desta programação.


RESULTADOS ALCANÇADOS

resultados gincana

ATENÇÃO!  Veja os resultados de cada equipe aqui!
Prova 5 – Os poemas e textos resultantes desta prova estão postados em nossa Biblioteca Virtual.
Prova 6 e 7- As fotografias e vídeos selecionados estão em nosso Acervo.
Prova 9 – Veja o resumo dos projetos apresentados ao IRIS aqui.

Comentários: Conseguimos retirar do meio ambiente grande quantidade de resíduos que, certamente, não teriam uma destinação ecologicamente correta. Além disso, conseguimos levantar recursos no valor aproximado de R$1500 para obras de reparo na escola com a venda de baterias, pilhas e latas recolhidas na gincana. Mas o maior ganho foi em ações. Esperamos que, com esta gincana, tenhamos conseguido estreitar o contato com o meio ambiente e práticas sustentáveis nos alunos e professores.

Uma ação prática e educativa na qual esperamos resultados futuros.

VER FOTOS DA GINCANA

Faça um comentário