Ações

Projetos, oficinas, gincanas, caminhadas ecológicas, palestras, imagens, documentários...

1º Luau nas Lajes

Posted at 27 de julho de 2013 | By : | Categories : Ações | 0 Comment

IRIS - 1º Luau nas LajesOficinas e apresentações musicais preparam terreno para o Bloco do Cabeção 2011

Em 2011, o Bloco do Cabeção começou a agitar as ruas de Resende Costa bem antes dos dias oficiais de carnaval. Durante o mês de fevereiro, uma parceria entre o IRIS (Instituto Rio Santo Antônio) e o MAC (Movimento Arena Cultural) promoveu oficinas infantis de percussão e de perna de pau nos entornos da igreja Matriz, além de um luau de aquecimento para o bloco, realizado na sexta-feira, 18 de fevereiro, na Praça Nossa Senhora de Fátima, nas lajes.

As oficinas de percussão, coordenadas por músicos do Grupo Malumgos, de Prados, tiveram como público alvo crianças e adolescentes de 8 a 15 anos e contaram com a participação de mais de 30 alunos das escolas Assis Resende e Conjurados. A idéia é montar, ao longo de 2011, uma bateria mirim com instrumentos feitos de material reciclado.

Já a oficina coordenada por Abel Júnior, estudante de teatro da UFSJ, ensaiou nas pernas de pau os voluntários André, Bruno e Lucas, a fim de que desfilassem no Bloco do Cabeção.

As atividades foram encerradas no dia 18 de fevereiro, com um luau que levou o som de vários músicos da cidade para as lajes de cima. A noite de sexta-feira começou com o batuque das oficinas de percussão e com a movimentação das pernas de pau entre 19h e 21h. A criançada marcou presença e se divertiu com pinturas faciais, pernas de pau infantis e fotografias. O público adulto também compareceu e a Banda Insignes, de Ângelo, Marcelo, Luís Flávio, Lucas e Fabinho, deu seguimento ao evento com uma bela apresentação de Rock nacional anos 80 e 90.

Entre 22 e 23h, o som ficou por conta da Banda Mitts e da Banda Transtornados, com a participação de Guerra, Sandro, Arlen e Allan. Por fim, o palco esteve livre para a apresentação e o improviso de vários músicos. Robson, João Paulo, Flávio Assis, Douglas e companhia animaram o fim da noite com uma hora de diversidade musical e de improvisação.

Para Ângelo Márcio, coordenador do MAC, as oficinas de percussão superaram as expectativas, havendo comparecimento e envolvimento expressivo das crianças. “As oficinas revelaram uma carência no que se refere a atividades de lazer e cultura voltadas para crianças. Já o luau de encerramento mostrou a qualidade de nossos músicos e o potencial das lajes para receber eventos culturais, além de sinalizar para uma nova parceria entre IRIS e MAC”, observa Ângelo.

Segundo Robson Assis, do IRIS, o movimento arena cultural tem despertado nos músicos jovens da cidade a idéia de que é benéfica e necessária a associação entre eles e de que é possível defender os interesses da classe musical em conjunto, independente das diferenças de cada grupo musical, seja de estilo ou de público. Para ele, o luau de encerramento das oficinas não só mostrou mais uma vez o potencial dos músicos do MAC, mas anunciou, também, uma nova parceria: IRIS e MAC. “São dois movimentos autenticamente jovens, comprometidos com o incentivo à cultura e que trazem, através do IRIS, a bandeira do meio ambiente. É uma parceria que tem tudo pra dar certo”, afirmou Robson.

VEJA FOTOS DO EVENTO

 

 

Faça um comentário