tópicos recentes

Projetos, oficinas, gincanas, caminhadas ecológicas, palestras, imagens, documentários...

Um panorama da apicultura em Resende Costa

Posted at 24 de outubro de 2013 | By : | Categories : tópicos recentes | Comentários desativados em Um panorama da apicultura em Resende Costa

1379612_655679317799619_122634567_nA sustentabilidade tem se tornado, nos últimos anos, uma demanda crescente da sociedade atual. Responsabilidade social e ambiental aliadas à viabilidade econômica é o que define uma atividade como sustentável. Nesse contexto, a apicultura tem se mostrado uma das atividades mais sustentáveis, pois tem baixo impacto ambiental, além de ser uma alternativa de renda viável.

A apicultura não demanda a abertura de áreas agropastoris, nem produz resíduos em escala como outros ramos do agronegócio. A Abelha é um dos insetos mais antigos, portanto tem uma relação totalmente harmônica com a fauna e flora. A abelha depende inteiramente de uma natureza saudável, assim como a natureza depende dela para o seu vigor.

Nos últimos anos, Resende Costa tem demonstrado sua aptidão para a apicultura. Vários fatores colaboram para isto: posição geográfica, preservação considerável da flora, áreas de eucaliptos e, principalmente, a iniciativa de apicultores pioneiros.

Até o ano de 2002, a atividade era pouco profissional. Apenas algumas pessoas, espalhadas pelo município se dedicavam a criação de abelhas. Utilizavam de técnicas tradicionais de manejo, visando principalmente a produção de mel. Retiravam esse produto de cupins, ocos de árvores, vãos de telhados. Era uma atividade extrativista, que visava o mel apenas para o próprio consumo.

A descoberta pelos japoneses de um tipo especifico de própolis impulsionou o interesse por essa atividade. A grande procura pela chamada própolis verde, coletada pelas abelhas do alecrim-do-campo ou vassora, deu novo fôlego para apicultura nacional. O própolis do alecrim contém alto valor medicinal, atuando no combate de várias doenças. No Japão ele é, inclusive, usado no auxílio do tratamento de diversos tipos de câncer.

Essa descoberta mudou radicalmente a apicultura em Resende Costa. Por se tratar de uma região em que è possível produzir a própolis verde, os apicultores começaram a encarar a atividade com mais seriedade e entusiasmo. Em 2002, foi fundada a Associação dos Criadores de Abelhas de Resende Costa (ACARC). Iniciativa importante para a organização dos produtores, promovendo a capacitação dos interessados, por meio de cursos, palestras e encontros.

Assim, o carro-chefe da produção dos apicultores resende-costenses é a própolis, pois tem alcançado valores expressivos no mercado. Ela é reunida mensalmente e vendida para uma empresa exportadora do sul de Minas. A grande maioria dessa própolis é enviada para o Japão e, mais recentemente, para o mercado Chinês.

De olho na crescente demanda do mercado interno, um grupo de apicultores uniu forças e construiu, em 2008, um entreposto para o beneficiamento do mel e da própolis. A Casa do Mel, construída dentro das exigências legais, prova o quanto a apicultura tem se profissionalizado em nosso município.

As perspectivas para a apicultura se ampliam cada vez mais: produção de mel orgânico, produção de pólen e melhoramento genético são alguns dos temas que podem ser ainda explorados. A apicultura resende-costense evoluiu muito nos últimos anos, gerando renda para dezenas de produtores. Por ser uma atividade sustentável, ela merece destaque, pois está em sintonia com as novas demandas da sociedade contemporânea, que se vê no desafio de produzir com o mínimo de impacto ambiental, ao mesmo tempo em que gera renda e promove a qualidade de vida dos produtores.

Fonte: JL
Texto de Antônio Orlando Mendonça Júnior

Comments are closed.