Sobre Nós

Conheça nossa diretoria e estatuto.

Nossa História

Fundado por um grupo de jovens em 2009, o Instituto Rio Santo Antônio (IRIS) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. O IRIS realiza ações voltadas para a promoção, educação e a defesa da sustentabilidade ambiental e da cultura local em Resende Costa-MG. A entidade tem como maior enfoque a preservação dos mananciais e como principal missão a revitalização e a conservação do rio Santo Antônio, como ecossistema e como lugar de experiências culturais únicas.

O rio Santo Antônio percorre uma grande extensão da zona rural de Resende Costa, e estabelece o limite natural entre Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e aquele município.  A constatação de que o rio Santo Antônio padecia com a degradação de suas margens pela erosão, devido à ausência de mata ciliar, além de apresentar vestígios significativos de redução do volume de suas águas, foi o que motivou a fundação do Instituto. Além disso, verificou-se um tremendo distanciamento entre a população do município e a realidade do Rio Santo Antônio. Para se ter uma ideia, o próprio nome do curso d’água era ignorado pela maioria dos resendecostenses quando o IRIS foi idealizado. Poucos sabiam a que se referia a expressão rio Santo Antônio. O rio era concebido pela população de modo fragmentário. Poucos demonstravam algum conhecimento sobre a integridade do rio, sobre seu trajeto, sua dimensão e sobre a sua situação atual.

Além de sua importância para o equilíbrio do ecossistema e para o abastecimento urbano de Resende costa, o “Rio Casamenteiro” abriga um rico patrimônio cultural. Os “munhos” que trituram o milho nosso de cada dia… Os muros de pedra que remontam à época da escravidão… As poesias, os causos, as lendas, a viola caipira, a folia, a reza… São costumes e patrimônios que enriquecem ainda mais o rio e expressam uma cultura única e autêntica.

Foi a partir de tais constatações, que fundou-se o Instituto Rio Santo Antônio, associação que vem se institucionalizando, se legitimando junto a população local  e colocando em pauta a preservação e o uso sustentável dos mananciais em Resende Costa há seis anos. De lá pra cá, a entidade promove ações de cunho educativo, como palestras e caminhadas ecológicas; produz material didático e cultural, para a divulgação de causas e de conhecimentos ambientais, como um vídeo documentário que aborda a vida de um catador de resíduos da cidade; promove eventos de entretenimento que visam à valorização da cultura, da música e do patrimônio natural e histórico da cidade, como Luau nas lajes; reúne dados fotográficos e processa levantamento das áreas degradadas do rio Santo Antônio; estimula,  apoia e executa iniciativas de estudos técnicos e acadêmicos sobre os mananciais de Resende Costa; e procura fomentar o debate sobre o rio Santo Antônio a partir da mídia local, e do do site da entidade.

Diretoria

Diretoria Executiva  

Diretoria GeralEmerson Gonzaga Fernandes

veja mais

Estatuto

Estatuto

CAPÍTULO I
DA DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS
Art. 1º. O Instituto Rio Santo Antônio, também designado pela sigla IRIS, …

veja mais