tópicos recentes

Projetos, oficinas, gincanas, caminhadas ecológicas, palestras, imagens, documentários...

Qualidade das águas do rio Santo Antônio

Posted at 13 de junho de 2014 | By : | Categories : tópicos recentes | 0 Comment

O nosso conhecido rio Santo Antônio é o principal curso d’água que corta o município de Resende Costa. Ele tem sua formação no encontro das águas do ribeirão de Cima e com as do ribeirão de Baixo, no povoado do Ribeirão de Santo Antônio, no sopé da Serra das Vertentes. Suas nascentes mais altas estão acima dos 1.100 m e sua bacia de drenagem possui uma área de aproximadamente 513 km². Ele deságua no rio das Mortes, na divisa entre os municípios de Ritápolis e Coronel Xavier Chaves, no entorno das ruínas da Fazenda do Pombal, a uma altitude de 892 m, após percorrer cerca de 35 km. O ribeirão do Mosquito ou das Coroas, pela margem esquerda, é o mais importante dentre os afluentes.

Entre 2012 e 2013 foram feitas coletas de água na bacia do rio Santo Antônio para avaliação de sua qualidade, sendo as análises realizadas pelo laboratório Hidrocepe Serviços de Qualidade Ltda, localizado em Belo Horizonte. Destaca-se que os parâmetros físicos, químicos e biológicos obtidos em uma análise, na medida em que são comparados aos padrões estabelecidos pela legislação, permitem avaliar a qualidade da água da área monitorada.

Assim, para o rio Santo Antônio, foram utilizados as nove variáveis que fazem parte do chamado Índice de Qualidade das Águas – IQA: oxigênio dissolvido, coliformes fecais (Escherichia coli), pH, demanda bioquímica de oxigênio, nitrato, fosfato total, temperatura, turbidez e resíduo total (sólidos totais). As coletas representaram um ano hidrológico, realizadas em abril/2012 (transição chuva/seca), agosto/2012 (estiagem), novembro/2012 (transição seca/chuva) e fevereiro/2013 (chuva).

Foram estabelecidos cinco pontos de amostragem na bacia do rio Santo Antônio: ponto 1, nas cabeceiras do córrego Bertânia, afluente ribeirão de Baixo; ponto 2, no rio Santo Antônio, à jusante do deságue do ribeirão dos Pintos; ponto 3, no ribeirão do Mosquito, à jusante do deságue do córrego Barracão; ponto 4, no ribeirão do Mosquito, à jusante da cidade de Coronel Xavier Chaves; e ponto 5, no rio Santo Antônio, próximo à foz no rio das Mortes. Foi estabelecido ainda um sexto ponto, no rio das Mortes, à montante da foz do rio Santo Antônio.

Os resultados das análises foram comparados com os parâmetros da Resolução CONAMA nº 357 de 2005 e da Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERH-MG nº 01 de 2008, que classificam os corpos d’água.  Segundo essa última, as águas doces estaduais são classificadas, segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes e as condições ambientais dos corpos d’água, em cinco classes de qualidade, da melhor para a pior: especial, 1, 2, 3 e 4. Pode-se dizer que o padrão médio de qualidade é a classe 2, até que seja feita a aprovação oficial dos enquadramentos (classes) dos rios e análises das variáveis de qualidade. Dessa forma, realizou-se a classificação dos resultados dos seis pontos de coleta.

De maneira geral, a maioria dos resultados dos pontos localizados na bacia do rio Santo Antônio não atendeu aos padrões de qualidade da classe 2, uma vez que vários parâmetros estavam como classes 3 ou 4. A exceção foi o primeiro ponto de coleta, em uma nascente, onde apenas um parâmetro ficou como classe 3. Um fato deve ser aqui destacado: para o mês de novembro foi realizada uma análise no rio das Mortes, imediatamente à montante do encontro com as águas do rio Santo Antônio. Na comparação das análises dos pontos 5 e 6,  verificou-se que as águas do rio Santo Antônio estavam com qualidade inferior à do rio das Mortes para a maioria dos parâmetros analisados.

 

Assim, podemos afirmar que as águas da bacia do rio Santo Antônio, que banha grande parte do município de Resende Costa, estavam, na maioria das análises realizadas, com qualidade inferior à estabelecida pela legislação (classe 2), ou seja, foram identificadas significativas alterações na qualidade das águas do rio Santo Antônio e do ribeirão do Mosquito ao longo de seus percursos. Você deve ter se perguntado: quais as causas dessas alterações na qualidade das águas da nossa Resende Costa? Essa é uma outra história…

 

Adriano Valério Resende

 

Faça um comentário