Ações

Projetos, oficinas, gincanas, caminhadas ecológicas, palestras, imagens, documentários...

Palestras na Semana do Meio Ambiente

Posted at 27 de julho de 2013 | By : | Categories : Ações | 0 Comment

semana meio ambiente - irisO Instituto Rio Santo Antônio (IRIS) realizou, nos dias 9 e 10 de junho, atividades voltadas para a educação ambiental junto à Escola Estadual Assis Resende. A iniciativa contou com o apoio da prefeitura municipal e integrou o cronograma de eventos da semana do Meio Ambiente de Resende Costa. As atividades ministradas pela ONG incluíram palestras para os estudantes no dia 9, além de uma caminhada ecológica, realizada na Floresta Nacional de Ritápolis no dia 10. As palestras foram realizadas no Centro de Pastoral Paroquial (CPP) e voltadas para os alunos do ensino médio. Já a caminhada contemplou 40 desses alunos, sendo 20 escolhidos por mérito, através da análise dos boletins, e os demais escolhidos por sorteio, dentre os interessados.

As atividades trouxeram como tema principal a água, debatendo seus usos e características, sua escassez e poluição, bem como as alternativas para a preservação e para o uso sustentável deste recurso. O primeiro palestrante, Ramon Chaves, aluno do curso de Geografia da UFSJ e membro do IRIS, propôs aos alunos uma reflexão sobre a água em nível global. Ramon apresentou dados acerca da disponibilidade da água no planeta e no Brasil, trabalhou conceitos como desmatamento, lençol freático, desperdício, poluição e reaproveitamento da água. Também apresentou projeções da ONU sobre o consumo mundial e nacional da água, alertando para a possibilidade de cenários desoladores num futuro relativamente próximo.

A segunda palestra, ministrada por Fernando Chaves, estudante de jornalismo da UFSJ e diretor geral do IRIS, trouxe a discussão sobre a água para o âmbito local. Foi apresentado um mapa didático com o percurso do Rio Santo Antônio e seus principais afluentes. Posteriormente, foram discutidos conceitos como bacia hidrográfica, mata ciliar e assoreamento. Por fim, o palestrante apresentou slides com fotografias de áreas degradadas do Rio Santo Antônio, apontando para a incidência de diversos pontos de erosão e de assoreamento no curso d’água, e para a diminuição do nível da água, fato relatado, segundo Fernando, por antigos moradores e frequentadores de regiões banhadas pelo rio.

A terceira e última palestra provocou uma discussão acerca dos resíduos sólidos. O problema da destinação correta do lixo foi abordado pelo professor de geografia e diretor técnico do IRIS, Kesller Sulivan, que apresentou aos alunos um vídeo sobre questões relativas ao lixo, como o consumismo e o desperdício. O professor deu prosseguimento à palestra apresentando conceitos como “Lixão”, “Aterro Sanitário”, “Coleta Seletiva” e “Reciclagem”. Também dedicou parte de sua fala à questão específica das sacolas plásticas, que representam um desafio para a sociedade atual, visto que são utilizadas de modo indiscriminado e afetam fortemente a natureza.

VEJA FOTOS DA PALESTRA

 

 

Faça um comentário