Ações

Projetos, oficinas, gincanas, caminhadas ecológicas, palestras, imagens, documentários...

Ação voluntária de limpeza nas lajes de cima

Posted at 17 de outubro de 2013 | By : | Categories : Ações | 0 Comment

multiraodelimpeza05O Instituto Rio Santo Antônio (IRIS) e Movimento Arena Cultural (MAC) organizaram no último domingo de agosto, 28, um mutirão para limpeza das lajes de cima. Os voluntários retiraram do local um volume de vinte sacos de lixo, contendo plásticos, papéis, garrafas e cacos de vidro, dentre outros resíduos. O lixo depositado no local, além de degradar a paisagem do mais conhecido cartão postal de Resende Costa, coloca em risco aqueles que transitam pelo local. Cacos de vidro, pilhas, lâmpadas florescentes quebradas, dejetos de utilização íntima e higiênica e até mesmo alguns objetos farmacológicos foram encontrados, como seringas e recipientes com resíduos medicinais de uso doméstico.

A moradora do entorno Maria Helena Resende, que contribuiu com o mutirão, elogiou a iniciativa e lamentou que boa parte dos freqUentadores do local não tenha consciência ecológica e jogue seu lixo nas lajes. Maria Helena lembrou também que faltam latões de lixos mais bem distribuídos e de tamanho adequado à grande demanda do local, que é bastante frequentado.

O mutirão de limpeza das lajes contou com o apoio do Instituto Estrada Real, que doou camisas e material de divulgação para os voluntários. Também contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que disponibilizou faixas, vassouras, pás e veículo para o transporte dos dejetos.

No encerramento da atividade de limpeza, membros do IRIS e do MAC entregaram ao secretário municipal de Meio Ambiente, João Biláia, um manifesto que reivindica intervenções práticas nas lajes, visando à melhoria da paisagem e o cuidado com o meio ambiente do local. Além da defesa da retirada do reservatório da Copasa e da reivindicação por latões de lixo bem distribuídos e de tamanho adequado à demanda do local, constam no manifesto as seguintes sugestões: remoção do Pluviômetro obsoleto e esteticamente indesejável situado sobre a laje; remoção de um suporte obsoleto de antena situado próximo à gruta nossa senhora de Fátima e que tem servido como esconderijo facilitador de práticas escusas; negociação junto à Cemig com a finalidade de remover e instalar fora da pedra os postes que foram fixados sobre a laje nas proximidades do CPP, prejudicando a estética do local; negociação junto à Cemig para remoção dos padrões e das caixas de medição instaladas junto à parede do passinho situado na praça nossa senhora de Fátima.

IRIS e MAC vêm realizando há cerca de um ano uma campanha pela revitalização das lajes. Nos próximos meses, os dois movimentos devem realizar em parceria o “3º Luau nas lajes”, projeto que tem por objetivo efetivar a utilização cultural das lajes e reivindicar a revitalização daquele espaço.

VER IMAGENS

 

 

 

Faça um comentário