Ações

Projetos, oficinas, gincanas, caminhadas ecológicas, palestras, imagens, documentários...

Projeto Lixeiras Artesanais Recicláveis

Posted at 29 de janeiro de 2014 | By : | Categories : Ações | 0 Comment

Parceria entre empresas locais e ONG ambiental produz lixeiras artesanais recicláveis

O Instituto Rio Santo Antônio (IRIS) iniciou uma nova ação voltada a limpeza urbana no mês de fevereiro de 2013.   A iniciativa tem o objetivo de disponibilizar lixeiras artesanais em diversos pontos da cidade e já conta com diversos apoiadores locais.

Como são as lixeiras?

As Lixeiras são confeccionadas a partir do reaproveitamento de galões plásticos de 80 litros.  Os recipientes são pintados artesanalmente e o comerciante os adquire a preço de custo, podendo escolher entre várias opções de estampa. Feitas em material leve e resistente, são práticas e funcionais.

imagem

Estabelecimentos comerciais colaboram na manutenção da limpeza urbana. Lixeiras são produzidas pelo IRIS, com o reaproveitamento de galões plásticos. 

Vejam mais imagens

Como funciona o projeto?

O IRIS confecciona a lixeira e a disponibiliza a baixo custo para o comerciante, que assume o compromisso de colocá-la em frente ao seu estabelecimento todos os dias, durante o horário de expediente. Assim, as lixeiras ficam disponíveis para os transeuntes e turistas durante todo o dia, sendo esvaziadas pela coleta pública do lixo.

Ao fim do horário comercial, o estabelecimento parceiro recolhe a lixeira, garantindo que não seja depredada ou revirada por cães durante a noite. No dia seguinte, a empresa volta a colocar o lixo na calçada. A proposta é gerar um solução eficiente e de simples implementação e manutenção, contando com o apoio da população, principalmente do setor comercial. O presidente do IRIS, Emerson Gonzaga, espera que, com a expansão da iniciativa, a população se sensibilize ainda mais para a manutenção da limpeza urbana, de modo que as lixeiras possam ser instaladas na rua e ali permanecer também durante a noite. “A guarda das lixeiras nos estabelecimentos comerciais é uma estratégia inicial. Acredito que, com o tempo, a população irá respeitar e zelar pelo projeto junto com o IRIS e os comerciantes. Aí poderemos pensar na manutenção das lixeiras na rua também durante a noite, o que é necessidade em alguns locais”, relatou.

Quem pode participar?

Qualquer empresa ou morador da cidade. Para obter mais informações,  entre em contato conosco ou acesso nossa página no facebook: https://www.facebook.com/irisambiental

Colabore você também

Vale ressaltar que as lixeiras artesanais confeccionadas pelo IRIS são destinadas ao uso do transeunte, isto é, das pessoas que passam pela rua e têm um pequeno volume de lixo a descartar. O objetivo da parceria entre o IRIS e o comércio local não é recolher lixo doméstico. Aliás, cada residência deve ter a responsabilidade sobre o seu lixo e sobre a disponibilização do mesmo para a coleta pública em um recipiente adequado.  Faça a sua parte!

Faça um comentário